IMPERATRIZ – Voluntário da Ampare, comunidade acadêmica e demais moradores de Imperatriz se reuniram na manhã desse sábado (11), na praça de Fátima, Centro, para uma blitz de conscientização sobre o câncer.
A ação promovida pela ONG é em alusão ao Dia Mundial da Luta Contra o Câncer, lembrado no último dia 8, e teve como objetivo principal alertar aos cidadãos sobre os males da doença e como se prevenir.
Na oportunidade, alunos dos cursos de Direito, Nutrição, Enfermagem e Psicologia estavam auxiliando a quem passava. A dona de casa e moradora do bairro Santa Rita, Maria do Amparo Ferreira de Araújo, de 54 anos, conta que viu o anúncio da ação da Ampare na televisão e logo chamou a mãe, Francisca Ferreira de Araújo, 75 anos, para ir à praça saber dicas de como se prevenir.
“Elas estão ensinando tudo. Como comer, como passar o dia a dia. Graças a Deus tem essa orientação. Ela ensinou a se alimentar melhor, porque eu cuido dela (mãe) e ela precisa de muitos cuidados. Ensinou também o hábito de beber bastante água. E, pra mim, água é remédio. Há pouco tempo passei mal e o médico disse que era falta de água. Com essa ajuda, fica melhor a gente saber”, relata Maria do Amparo.
A mãe, Francisca Ferreira de Araújo, ressaltou a importância da blitz e de aprender como cuidar da saúde diariamente. “Ah, é muito bom! Eu aprendi que deve pingar o adoçante e não “xiringar” do jeito que eu fazia”, conta a dona de casa.
Informação
Durante toda a manhã, os voluntários fizeram panfletagem e pequenas palestras sobre o assunto. Tiago Cortez Moreira, que faz parte da Ampare e também da inciativa “União Católica de prevenção ao Câncer”, levou um grande banner contendo dados e informações do câncer em sua escala nacional, a fim de alertar a importância do diagnóstico precoce, principal meio de aumentar as chances de cura.
Sobre o câncer do colo do útero, a coordenadora da Saúde da Mulher, Graças Dantas, revelou que o município atingiu a meta de coleta de prevenção. Segundo ela, 0,78% de todas as imperatrizenses fizeram o exame do Papanicolau em 2014.
“Estamos fechando dados de 2014 e, graças a Deus, conseguimos a meta de coleta de prevenção. Isso é bom porque as mulheres estão procurando se prevenir, estão mais ávidas a procurar. E isso só foi possível também por causa da Unidade Móvel de Câncer, doada pelo Hospital de Barretos e o Ministério da Saúde, que muito nos ajuda. Através dessa procura, identificamos vários cânceres de colo do útero. Não ficamos felizes com o diagnóstico, mas é bom saber no início para poder ter resultados positivos”, notifica a secretária.
Reconhecimento
No decorrer da ação, diversas pessoas pararam para ouvir o que a Ampare queria passar e agradeceram a oportunidade. O deputado estadual Prof. Marco Aurélio e o Prof. Miguel Daladier Barros também prestigiaram o evento e aprovaram a ação da Ampare.
0 comentários:
Postar um comentário